quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Mais cartas

Como a gente (eu, Fal, Elaine, mais uns 5 no mundo) é doida por livro de carta, mais um pedacinho de uma do Otto Lara Resende para o Fernando Sabino (vocês já compraram esse livro? Ainda não? Não esperem mais, fazendo o favor) de 11 de junho de 1969.


"Como tem livro sobre ficção hoje em dia! É de ficar doido varrido. Desisti de ser culto. Me interesso por tudo! Por mais que eu diga que escolhi as minhas ignorâncias, quero saber de tudo: Inquisição, bruxaria, história de Minas, psicologia, sociologia, antropologia, ficção (técnica da), romances, contos, místicos, linguística, filosofia, história, crise do mundo moderno etc.etc.etc. Sem falar na sub-literatura, que me atrai pra burro. Recebi um livro do Affonso Ávila e outro do Rui Mourão, mineiros, o Rui sobre o romance de Graciliano. Quá! Tou que nem a Virgínia, quando tirou melhor nota de Francês do que a Cristina Chagas... Essa gente tem muita filosofança, muita sabedeira, cheia de fumaças universitárias, inglesías, americanose, nem criticism, mas ó, aqui ó: talento mesmo!... Nóis num e de se jogar fora não, Fernando. Caprichando, nós também estamos nessa Revolução, você não acha? Eu quero saber que revolução é essa. Você me diga, que eu também sou revolucionário, ora essa. Você não acha?".






3 comentários:

fal disse...

ai, gente, peloamor. eu já encomendei, deus me ajude.

Elaine Cuencas disse...

Que papo bom... cartas, literatura, amigas! O Mario Prata escreveu em 12/02/2003 "... com a recente morte de Carlito Maia, o carteiro ficou ainda mais dispensável. Não nos traz mais cartas com flores no aniversário nem nos lançamentos de livros. (...) Ninguém tem mais coragem de escrever num papel o seu amor eterno (ou não) e assinar em baixo. E deixar duas gotas paralelas de lágrimas carimbarem a verdade do papel." Em 2003... faz tempo. Ainda bem que temos esses incríveis pesquisadores que reúnem e publicam maravilhas assim como essa que você postou. Ainda bem, não é? (Ah! Claro que vc viu que acharam a tal carta que teria inspirado o Jack Keruac a escrever o On the road)Maravilha! (como diz a outra Andréa - a amiga do book club)

Andréa disse...

E Mario Prata... que delícia de escritor... acho que vamos acabar escrevendo cartas umas para as outras...