segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Hilda Hilst

Tenho pedido a todos que descansem
De tudo o que cansa e mortifica:
O amor, a fome, o átomo, o câncer.
Tudo vem a tempo no seu tempo.
Tenho pedido às crianças mais sossego
Menos riso e muita compreensão para o brinquedo.
O navio não é trem, o gato não é guizo.

Quero sentar-me e ler nesta noite calada.
A primeira vez que li Franz Kafka
Eu era uma menina. (A família chorava.)
Quero sentar-me e ler mas o amigo me diz:
O mundo não comporta tanta gente infeliz.

Ah, como cansa querer ser marginal
Todos os dias.
Descansem, anjos meus. Tudo vem a tempo
No seu tempo. Também é bom ser simples.

É bom ter nada. Dormir sem desejar
Não ser poeta. Ser mãe. Se não puder ser pai.

Tenho pedido a todos que descansem
De tudo o que cansa e mortifica.
Mas o homem
Não cansa.

Um comentário:

Elaine Cuencas disse...

Pedido fundamental. É isso mesmo que precisamos neste momento. Eu preciso... Gostaria de me afastar de tanta notícia, tanta constatação, tanta tristeza. Mas, acontece que... a poeta consegue transformar o sentimento nessa beleza toda. Eu, não. Eu fico triste. Só triste. Mas tento, tento indo ao teatro, lendo mais, rindo com as pessoas queridas. A máxima que diz "rir é o melhor remédio" é boa, faz sentido... faz muito sentido!E "dormir sem desejar" deve proporcionar o melhor dos sonos... vou procurar dormir sem desejar... vou desejar não desejar prestar atenção a certas realidades... vou.

Beijinhos, minha querida leitora!