terça-feira, 17 de julho de 2012

Adjetivos do Nelson Rodrigues


Trecho da crônica "Quase enforcaram o autor como um ladrão de cavalos". Publicada no jornal "O globo" em 22/01/1969.

"Eu ainda não sabia que nada compromete mais, e nada perverte mais do que a unanimidade. E a minha vaidade assumia uma forma obsessiva e feroz. Ocorreu-me um novo recurso promocional, que era o seguinte - eu próprio escreveria sobre mim mesmo e faria com que amigos assinassem. Assim fiz. E os amigos foram de uma solidariedade cínica e esplêndida. Assinavam tudo e com radiante impudor.

Mas a minha vizinha, gorda, patusca e cheia de varizes, vive dizendo - "Não há bem que sempre dure, nem há mal que nunca acabe." E, no fim de certo tempo, houve em mim um processo de saturação. Com pouco mais, percebi que a minha vaidade estava exausta. Primeira providência - não escrevi mais uma linha para que terceiros assinassem. Segunda providência: comecei a fugir dos meus admiradores."

Eu amo os adjetivos usados por ele. Em todas as crônicas. Dentre os meus favoritos no trecho acima: cínica, esplêndida, radiante e patusca, é claro.

2 comentários:

Elaine Cuencas disse...

Maravilhoso Nelson Rodrigues! Vale uma visita a Ocupação Nelson Rodrigues, no Itaú Cultural! bjs,

Andréa disse...

Eu vou sim! Quero muito ir! Bjs.