terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Meu mais novo poema preferido



Acho que na semana retrasada foi a feira de livros da Usp. Não fui. Não consegui. Fiz pra Mari um pedido e ela me deu de presente "A TEUS PÉS", de Ana Cristina César. Creio que era o que estava faltando. Li vários poemas ontem à noite. E este aqui... ai ai ai:

Samba-canção

Tantos poemas que perdi.
Tantos que ouvi, de graça,
pelo telefone - taí,
eu fiz tudo para você gostar,
fui mulher vulgar,
meia-bruxa, meia-fera,
risinho modernista
arranhado na garganta,
malandra, bicha,
bem viada, vândala,
talvez maquiavélica,
e um dia emburrei-me,
vali-me de mesuras
(era uma estratégia),
fiz comércio, avara,
embora um pouco burra,
porque inteligente me punha
logo rubra, ou ao contrário, cara
pálida que desconhece
o próprio cor-de-rosa,
e tantas fiz, talvez
querendo a glória, a outra
cena à luz de spots,
talvez apenas teu carinho,
mas tantas, tantas fiz...

Ô se fizemos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu voltei...agora pra ficar, pois aqui, aqui é o meu lugar...

Gostei do estilo mundano da Ana Cristina César e, em muitos momentos, digamos o poema inteiro, me identifiquei com esse perfil marginalizado, com jeito classe e elegância

Volto, mas aos poucos ainda
Estou em buffering, tentando me acontumar com esta nova vida
Com o tempo tudo se acertará
Sei disso

Beijos

BRUNO SOARES DE OLIVEIRA

PS: Agora poderei cobrar oi café na padaria luxo...