quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Quase literatura - Woody Allen e New York



Eu adoro Woody Allen porque amo Nova Iorque ou amo Nova Iorque porque gosto também de Woody Allen.

Não existiria Woody Allen sem Nova Iorque e já muita gente escreveu isso.

Ele deu uma entrevista a revista New York em comemoração aos 40 anos da publicação (está com a data de 28 de setembro de 2008). E ele fala de cara que a cidade é cheia de caos e que para muita gente isso é muito legal e prazeroso. E que recentemente ele estava vivendo em um apartamento na Madison Avenue e que cada noite ele ouvia ambulâncias e sirenes. E isso realmente era uma canção de ninar (fiz uma versão - o original está em nymag.com).

A primeira vez que fui sozinha para NY foi em janeiro de 2000. Vim de New Orleans (via Chicago) e o avião passou por uma nevasca - algumas pessoas rezando, outras chorando e outras tentando não passar mal (meu caso). Peguei um shuttle até o hotel, um frio daqueles, chovia, escurecendo (não era nem 4 da tarde), peguei um telefone e liguei para o meu pai (que entende isso mais do que ninguém): "pá, estou em casa".

A sensação é essa. Estar em Nova Iorque é ser eu mesma. E cada amigo que vai pra lá, me leva um pouco e eu fico super feliz.

O que eu queria fazer na realidade é por um pouco de turismo neste bloguinho de literatura. New York is home, as well as literature is.

obs - a foto é do site www.starpulse.com

4 comentários:

Elaine Cuencas disse...

Dear Yorker
"...it's a wonderful town:
the Bronx is up
and the Battery is down."

(canção do filme "On the Town", de 1949, com os meus adorados Frank Sinatra e Gene Kelly)


bjs,

Andréa disse...

Querida Elaine,
Este post também é pra vc, não é mesmo?
bjs

Julia Kogan disse...

Complete a frase:

It's up to you
______________ , ______________

Saudades de comer um kebab !

Puta fome !

Marcos disse...

Acho que "Manhattan" é uma das mais belas declarações de amor de um homem a uma cidade. Você percebe que por trás da câmera, há mais que um diretor, há alguém intensamente apaixonado por tudo o que está filmando.