quarta-feira, 6 de maio de 2015

Etgar Keret

Vou dizer que é muito difícil encontrar cronista/contista bom (atualmente). Somos inundados com histórias ruins. Aí é uma FELICIDADE ter encontrado Etgar Keret. 

Trecho de "Apenas outro pecador". Deste livro aqui:






"O escritor não é nem santo, nem tzadik, nem profeta parado no portão; é apenas outro pecador com uma consciência um pouco mais aguda e uma linguagem ligeiramente mais precisa para usar na descrição da realidade inconcebível de nosso mundo. Ele não inventa um único sentimento ou pensamento - todos existiam muito antes dele. Ele não é nem um pouco melhor do que seus leitores - às vezes é muito pior - e assim deve ser. Se o escritor fosse um anjo, o abismo que o separa de nós seria tão grande que seu texto não se aproximaria o suficiente para nos tocar. Mas como ele está aqui, a nosso lado, enterrado até o pescoço em lama e sujeira, é ele que, mais do que qualquer outro, pode partilhar conosco tudo que se passa em sua mente, nas áreas iluminadas e principalmente nos cantos escuros. Ele não nos leva à Terra Prometida, não traz paz ao mundo nem cura os doentes."

2 comentários:

Fal, a Mal disse...

"O escritor não é nem santo, nem tzadik, nem profeta parado no portão"
FAÇAMOS CAMISETAS!!!!

Elaine Cuencas disse...

Não é mesmo? "...não traz paz ao mundo nem cura os doentes." Mas preenche nossa solidão, dando a sensação de sua presença quase física, quando, sem inventar um único sentimento, responde com todas as letras nossas perguntas mais íntimas. Viva a literatura e viva o escritor!