terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Capote


"Os cães ladram - Pessoas públicas e lugares privados" é um pocket book que é vendido em qualquer livraria/banca de jornal. É uma coletânea de textos sobre lugares e pessoas.... pelo que entendemos, é escrito pelo jornalista Truman Capote isto é, não-ficção.


O trecho abaixo é de "A rosa branca" de 1970.


Algumas pessoas, quando viajam, levam consigo fotos de amigos e familiares ou namoradas; eu também. Mas levo ainda uma maleta que comporta seis pesos, cada um deles embrulhado em flanela, pois os pesos, apesar de sua aparente solidez, são extremamente frágeis, além de parecerem um grupo de irmãos encrenqueiros, inimigos; uma das maneiras mais fáceis de trincar ou lascar um peso é a colisão com outro peso. Então, por que os levo comigo por aí, numa viagem de dois dias a Chicago ou Los Angeles? Porque, quando os instalo, para mim eles transformam o quarto de hotel anônimo mais sinistro num lugar íntimo, aconchegante e seguro. Além disso, se o sono não chega às quinze para as duas, a tranqüilidade chega com a contemplação de uma rosa branca tranqüila, até a rosa se expandir na branquidão do sono.

Ocasionalmente dou um peso de presente a um amigo muito especial, e ele sempre sai dos meus preferidos, pois, como disse Colette naquela tarde distante, quando declarei não poder aceitar como presente algo que ela obviamente adorava: "Meu caro, não há razão para dar de presente algo que a gente não valoriza".

3 comentários:

Mari Cuencas disse...

Mais um motivo pra demorar TANTO pra te dar o presentinho que falta!

Mari Cuencas disse...

Parafraseando a minha amiga:

"flor, por onde andas?? cadê vc??

bjs"

Andréa disse...

Mari,
Sem criatividade......mas já já estou de volta.
bjs