sábado, 3 de janeiro de 2009

Uma pré-história do turismo no Brasil


Eu conheço pessoas que escrevem bem (poucas), razoavelmente (várias) e outras que fazem com que você quase perca a fé na humanidade (muitas). Não estou falando de escritores ou jornalistas, que têm obrigação de, mas de, digamos assim "gente como a gente". Quando eu leio algum trabalho de aluno que supera as minhas expectativas, ou algum e-mail interessante, ou algum livro de alguém que gosto, fico TÃO feliz que sei lá.

Estou relendo (para fazer uma resenha, etc.. aí já é outro drama que deixa pra lá) "Uma pré-história do Turismo no Brasil: Recreações Aristocráticas e Lazeres Burgueses" do Haroldo (Leitão Camargo), meu orientador (mestrado - há tempos) e meu amigo. É tão bem escrito que dá vontade de sair ligando pras pessoas comprarem e/ou jogar na cara de algumas "leia e aprenda!!!".

Bem que eu podia ficar falando do Haroldo, mas não sei se ele iria ficar tão feliz. Só posso dizer que conheço (ou não) pouquíssimas pessoas tão brilhantes quanto ele. Só isso. De qualquer maneira, o livro está sendo vendido por aí (na Livraria Cultura, no site da Editora Aleph,....)

Só um pedacinho da introdução:

"O tratamento da problemática específica evocada em relação ao tema e aos diversos eixos subtemáticos, que não dependeram apenas de grandes marcos ou proposições, como os que acima foram expostos, vieram-me ao espírito e os devo aos meus alunos, como evocação sempre presente das vozes e dos diálogos, da necessidade imperativa nesses não poucos anos de responder às indagações deles. Deve-se, portanto, a eles; e tudo visto e revisto em memória, não foram poucos. Retificar, reavaliando simultaneamente as proprias observações que se revelavam em minha consciência, não raro depois de algumas horas, inconsistentes, dá-me certeza de que, ao ensinar, aprendi."


Obs 1 - Não sou escritora, mas professora - e leio textos o ano inteiro, em português, em inglês e assim, a gente aprende, não é mesmo?
Obs - Para quem ainda não sabe, a minha outra área de trabalho (e estudo) é o turismo.

3 comentários:

Maria Amália Camargo disse...

Olá Andrea, tudo bem?
Haroldo agradece o "post" e pede para dizer que não pode entrar em contato - diretamente - porque está no meio do mato, prestes a ficar ilhado...
Feliz 2009!
Um grande abraço,
Maria Amália

Elaine Cuencas disse...

Querida!
para sua coleção...d uma olhada no blog: http://projectoclarice.blogspot.com/
Acho que você vai amar!
bjs de "bom princípio de ano novo"
Elaine

Andréa disse...

Maria Amália, fale para o seu pai voltar do meio do mato que aqui nem tá tão quente assim.

Elaine, já dei uma olhadinha no blog.. ,muito legal!

BJs