
Acho que li a primeira vez um dos livros de David Lodge há alguns anos e lembro que, na época, gostei bastante. No mínimo é porque ele foi um escritor universitário durante anos e agora não leva mais o "mundo acadêmico" tão a sério. Aliás - nada sério. Estou lendo "Small World", escrito em 1984 e em nenhum momento percebemos a distância de 25 anos. Só quando há cartas envolvidas - e não a internet.
O livro é sobre a vida de alguns professores que passam o tempo todo viajando pelo mundo em congressos, conferências e por aí vai. Um trecho do prólogo:
"The modern conference resembles the pilgrimage of medieval Christendom in that it allows the participants to indulge themselves in all the pleasures and diversions of travel while appearing to be austerely bent on self-improvement. To be sure, there are certain penitential exercises to be performed - the presentation of a paper, perhaps, and certainly listening to the papers of others".
Algo mais ou menos assim:
"A conferência moderna lembra a peregrinação do medieval mundo cristão que permitia aos seus participantes entregarem-se a todos os prazeres e as diversões da viagem enquanto pareciam estar seriamente determinados ao auto-aperfeiçoamento. Obviamente há alguns exercícios de penitência a serem executados - a apresentação de um paper, talvez, e com certeza, ouvir a apresentação dos papers dos outros".
Very funny.