segunda-feira, 25 de maio de 2009

Who is Mark Twain?




Todo mundo ama o Mark Twain, né pessoal???

Chegou o "Who is Mark Twain?" pela amazon e ontem eu comecei a ler. O mais interessante é que eu reparei que eu fiquei com um sorriso no rosto o tempo todo na leitura. Não quero que ele acabe nunca mais.

Robert H. Hirst, editor geral do Mark Twain project conta num prefácio de quase 30 páginas o porquê da gente ainda ter material inédito do autor depois de quase cem anos de sua morte (1910). É algo maravilhosamente impressionante.

O editor diz que quando Twain ainda não era famoso ele deixou uma ordem pra tudo ser queimado... mas depois foi mudando de idéia e falou pra não queimar nada e deixava no seu "large box of Posthumous Stuff" (algo como - uma caixa grande de coisas póstumas). Ele deixou cartas, cadernos, uma autobiografia imensa, centenas de manuscritos literários que não foram publicados, contas, contratos, e outros tipos de documentos. O editor diz que facilmente umas 500.000 páginas.

Comecei a ler o primeiro artigo que é "whenever I am about to publish a book" mas ainda não acabei. No começo ele faz uma lista de qual tipo de pessoas devem ler seu manuscrito, como por exemplo: "homem e mulher sem senso de humor, homem e mulher com senso de humor, homem e mulher com muito senso de humor, uma pessoa sentimental, uma pessoa extremamente prática e por aí vai..."

Adoro tudo.

4 comentários:

Unknown disse...

Mark Twain é sempre surpreendente. Foi ótimo tê-lo "conhecido"(rs) e que ótimo que ainda temos material inédito dele para mais de cem anos!
Bjs, prófi!

Mari Cuencas disse...

Preciso criar uma caixa dessas. Conteúdo tem...

(não se assuste com o post de hoje no meu blog... nada a ver com o job de hoje, que foi MUITO legal!)

Beijos.

Elaine Cuencas disse...

Mark Twain...preciso conhecer melhor..ainda fica no meu imaginário aquele livros das citações...Adorei a capa e a maneira como as citações aparecem...
bjs, Elaine

Caio Moretto disse...

Legal. Boa leitura.