segunda-feira, 13 de julho de 2009

Toni Morrison



Na revista da Oprah do mês de julho tem uma reportagem chamada "Castles in the mind". Nela alguns autores falam sobre livros em geral. E a Toni Morrison fala coisas lindas....., assim:

"There are all sorts of ways people try to stay connected, try not to live in hate. Religion may be one of them, but for me the central thing is writing. The art itself. Putting my intelligence and my humanity to the best possible use, and I get beter because I am doing it. The writing teaches me that I can´t just reach some little plateau and say that´s it, this is the place. It is always a search."

Algo mais ou menos assim (minha tradução está absolutamente tosca hoje pois todos os meus neurônios traduzísticos foram gastos num trabalho que estou entregando hoje):

"Há inúmeras maneiras que as pessoas tentam para ficarem' conectadas', e não viver com ódio. Religião pode ser uma delas, mas para mim, a coisa central é a escrita. A arte em si. Colocar minha inteligência e minha humanidade a favor do melhor uso possível, e eu me sinto melhor porque estou fazendo isso. A escrita me ensina que eu não posso simplesmente alcançar um pequeno plateau e dizer é isso, este é o lugar. É sempre uma busca".

Obs1 - a foto é daqui: http://www.nnet.gr/morrison/morrison%20images/toni-morrison.gif
Obs 2 - Eu amo, amo, amo a Oprah. Nada a dizer além disso.

2 comentários:

Elaine Cuencas disse...

Essa mulher...
Quando me perguntaram neste fim de semana qual era meu caminho espiritual eu não hesitei em responder:
A leitura e a escrita... é assim que eu encontro paz de espírito, que cresço espiritualmente, que transmito espiritualidade...
bjs, Elaine ( mais calminha, viu!)

Andréa disse...

Querida,
O q. a gente ia fazer sem literatura meu bem??
Ainda bem que está melhor....
Beijos