sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Poe (1809-1849)


Comecei este texto mil vezes para tentar chegar a um post (razoavelmente) interessante. Não sei se consigo, porque tudo já foi falado sobre Poe. Tudo. Que ele foi o melhor. Que não batia bem. Que foi o criador das histórias de detetives. Que escreveu os melhores contos de terror. Que foi traduzido por Pessoa e Machado. E mais e mais e mais.

E é isso mesmo. Cada vez que entramos (alunos e professores) em discussões para chegarmos qual o conto "mais interessante" do Poe a gente vai descobrindo coisas novas. E não há nenhuma conclusão, é claro. Os meus contos favoritos são: 'O retrato oval", "O gato preto", "A máscara da morte escarlate" (ou rubra, ou vermelha - dependendo da tradução de "red" que o tradutor faz) e "O coração delator".


E para finalizar, meu poeta favorito brasileiro: Paulo Leminski (que escreverei sobre qualquer hora dessas) escreveu: "Toda a literatura dita 'fantástica', Kafka, Borges, começa com ele. Poe decretou a liberdade da imaginação e da fantasia criadora. Não pode haver título nem glória maior".




Obs: A foto de Poe eu retirei do site www.poemuseum.org. E só por curiosidade, dá vontade de comprar tudo que eles têm pra vender na loja virtual.

Nenhum comentário: